sábado, 10 de julho de 2010

As peripécias da cadeira motorizada


Todos os dias ando pelas calçadas da cidade de São Leopoldo, onde nasci e cresci, mas antes de falar sobre isso, preciso me apresentar. Me chamo Sabrina, tenho 30 anos, sou formada em Jornalismo e cadeirante. Um dia desses, estava circulando pela Independência e o Sr. Francisco Miller me mostrou fotos das calçadas e me convidou a escrever sobre elas, já que tenho algumas dificuldades para passar nelas.
Pra começar, moro no Jardim América, e por aqui é bem difícil de me locomover, pois as calçadas e calçamentos são irregulares, mesmo assim, sempre q posso passeio pela São Borja e chego até o centro. Passo por muitos buracos e pedras quebradas, que muitas vezes danificam minha cadeira de rodas, que por ser motorizada, é pesada e sensível a alguns solavancos.
Mesmo assim, ando pela cidade, coisa que eu não fazia antes por receio. Desde que comecei meus “ralis” ela já foi para o conserto várias vezes. Mas continuando o trajeto, terminada a São Borja, sigo pela João Correa, que a partir da estação do trem tem rampas e calçadas novas, até chegar a Independência. Uma vez nela, sempre encontro buracos, pedras soltas, e as faixas de segurança já corroídas, nada que não seja normal, mas que podia ser arrumado com mais freqüência.
Tem lugares onde eu não me sinto apta a andar. No último dia 04, me aventurei por um desses lugares, onde é claro, encontrei obstáculos, que podiam ter melhorias, se fossem vistos com mais cuidado pelas autoridades responsáveis. Aliás, toda a cidade poderia ser melhor cuidada em todos os sentidos. Agora, eu já me sinto mais segura pra andar pela cidade, mas porque me acostumei e aprendi a me virar sozinha, não porque as ruas são seguras.
Agradeço a oportunidade de escrever sobre as dificuldades enfrentadas por mim, e por várias outras pessoas, sejam elas deficientes, idosas ou até mesmo as acidentadas. Espero que isto ajude de alguma forma para a melhoria da cidade.


Um comentário:

  1. É isso aí!! Blog na ativa e a cadeira motorizada e suas ideias a mil. É muito bom compartilhar de seus momentos de alguma forma... Sucesso sempre!! Bjão

    ResponderExcluir